Avançar para o conteúdo principal

Dia 37_ “Toca- toca” a lutar contra um coração míope – parte II

Hoje foi dia de andar de “toca-toca” que é um transporte público, uma carrinha de 9 lugares (com uns bancos laterais), que faz longas distâncias e que é mais barato do que andar de táxi! Apanhei um “toca-toca” com destino a Quinhanmel, lá fui eu mais um membro da equipa, mais 24 pessoas (que eu contei!) que foram entrando ao longo do caminho, tudo dentro da mesma carrinha, a tal de 9 lugares, com as portas de trás abertas e gente empoleirada até ao tecto. Foi lindo, 50 minutos de viagem, ligeiramente apertada (!), ao som de música africana e com as pessoas do carro a cantarolar e tudo!

O objectivo era visitar o centro do Desafio Jovem na Guiné, sabia que era em Quinhanmel e não tinha mais indicação nenhuma…. Estamos na Guiné, improvisa-se! Perguntei às pessoas do “toca-toca” se sabiam onde era um centro de recuperação de drogados ao que uma senhora depois de eu ter tentado explicar mais do que uma vez no meu crioulo “todo o terreno” me pergunta com muita entoação : “ké, centro de Dúdos?!” bom… sim, pode dizer-se que sim, uns serão mais doidos do que outros, mas é lá que queremos ir! Ela levou-nos lá, depois percebi que ela ia lá visitar o primo. Claro que no caminho, uns 2 km que fizemos a pé e à chuva, ela foi contando em registo de pedido que o marido estava doente, que tinha 5 filhos, que tinha fome… nestas alturas nunca sei o que fazer, no último mês tenho aprendido muito sobre sustentabilidade, sobre capacitação da população, sobre desenvolvimento. Porém, ao mesmo tempo, a ajuda pontual parece fazer sentido, é claro que não fiquei indiferente ao pedido de ajuda, mas também não quero incentivar a mendicidade e a ideia de que todos os “brancos” são patrões, são ricos… Não tenho respostas! Aqui a miopia ganhou!

Chegámos ao Centro do desafio jovem! Não sei o que é que estava à espera de encontrar… talvez uma quinta com edifícios brancos e jardins…talvez! Encontrei uma “quinta”, mas não tinha jardins, os edifícios eram velhos e com um ar inacabado, um local feio e triste! Perguntei pelo director, mas não estava. Contudo, falei um bocado com a pessoa responsável, conversa agradável, o centro é dos únicos sítios na Guiné que recebe pessoas com problemas de toxicodependência, alcoolismo e toda uma variedade de patologia psiquiátrica, são a resposta para muitas necessidades! E isto é um sinal de esperança, uma esperança um pouco fosca, eles trabalham em más condições, sem estruturas, sem recursos humanos, sem experiência, sem apoio governamental… é árduo! No entanto, por mais fosca e baça que seja esperança é esperança e morre só lá para o fim… e num dos países mais pobres do mundo é bom saber que há quem se preocupe com os outros e não só com a sua porção de arroz!

No meio das minhas pseudo conclusões sobre o que tinha acabado de ver, sobre a conversa sobre a toxicodependência nesta terra, sobre aquilo que podíamos fazer para ajudar (sim, eu e vocês que estão a ler isto), bom… a meio disto reparei que estava um “toca-toca” dentro do centro. Duas perguntas depois e descobri que o “toca-toca” veio trazer uma família que ia deixar o seu filho no centro, era só esperar um bocadinho e tínhamos transporte directo para Bissau.

Desta vez íamos mais à larga, mas passado 10 minutos parámos… porquê? Para arranjar um pneu! Lá ficámos nós dentro da carrinha à porta daquilo que faz as vezes de “Zé dos pneus” de Quinhanmel, 45 minutos depois, olho pela janela e vejo um pneu com um remendo e alguém diz “kaba já” (já acabou)! Altura em que o membro da equipa que estava comigo exclama :” O quê, vão trocar o pneu connosco cá dentro?” Ninguém respondeu, não foi preciso! Ah pois trocaram! E partimos!

Leitor imaginário espero que hoje o teu coração esteja um bocadinho menos míope… o meu está, mas a luta continua (já dizia o manifesto!).

Um abraço

Comentários

  1. O coração está a sentir-se pequeno. Há muita vida que desconheço e é bom saber que há alguém que vive um pouco mais para além disto e que traz esse bocadinho novo de volta para quem cá fica, para que o coração deixe de ser tão míope e tão pequeno. E ninguém melhor que tu para o viver. A luta continua, tu ages, eu sigo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã