Avançar para o conteúdo principal

Dia 35_ as lutas de um coração míope

Voltei a Bissau, os próximos dias serão de descanso e de “turismo”!

Por aqui, as ruas continuam sujas, esburacadas, escuras… Feios, porcos e maus! Mas isso toda a gente vê, eu cá queria ir para lá do óbvio, e claro, vocês estão convidados a embarcar nesta “visita de estudo” : Bissau e os seus encantos!

Comecemos pelo alojamento, podia ter ficado num hotel com ar condicionado, duche quente (ai saudades!), croissants ao pequeno-almoço e wireless. Mas não, a estudante que há dentro de mim e que me cuida das contas disse que não! Então fiquei na D.Berta ou pensão Central como diz o Lonely planet (sabiam que havia um para a Guiné Bissau?!), sítio simpático e em conta, sem água canalizada e com luz só às vezes, mas com uma caminha boa e lavadinha… que me deu trabalho a conseguir, nesta terra tudo exige negociação! Cheguei à D. Berta lá pelas 16h, depois de uma viagem atribulada de canoa desde Bolama, estava toda molhadinha e com vontade de descansar. Pedi um quarto e perguntei pela D.Berta , uma velhota Cabo verdiana muito simpática, mas ela não estava, então tratei de tudo com o guarda, primeiro perguntei-lhe o nome e apresentei-me, a seguir perguntei-lhe se tinha passado bem o dia, como é que estava a família, (é assim que todas as conversas começam nesta terra, há que perder tempo com as introduções se queremos boas conclusões, foi das melhores lições que aprendi!) depois disto, deu-me uma chave e lá fui eu toda contente. Abri a porta e verifiquei se havia electricidade…e havia!!! Mas…bom, não havia toalhas nem lençóis na cama! Fui chamar o meu novo amigo, e o problema é que essas coisas estavam num quarto que estava fechado e quem tinha a chave estava a caminho… está bem, eu posso esperar! Claro! (Já referi o facto de que estava toda molhada e com frio?) Esperei 15 minutos! Fui chamá-lo! “ Ai, está quase resolvido, espera só um pouco, a chave vem goss-goss (agora, agora)”. Fui para o quarto e vi 2 episódios de uma serie (foram 90 minutos), mas tudo tem um limite…ai! Fui lá outra vez, “ai desculpe, a pessoa não vem, vou ter de arrombar a porta!”. E assim foi! Deu dois pontapés na porta do tal quarto e lá estavam as famosas toalhas, depois foram mais 30 minutos que ele levou a olhar para os lençóis e a escolher o correspondente (muito cómico, a sério!). E sim, passado 2h30 de ter chegado consegui tomar banho de água fria e à caneca, mas já não ter sido às escuras foi uma sorte! Nunca tinha esperado tanto por uma toalha!

Isto foi só o começo… depois fomos de táxi para o restaurante onde íamos jantar… adoro transportes públicos, se alguém quer conhecer um país tem de experimentar andar em toda a variedade possível de transportes, é tão importante como visitar museus!

E os táxis na Guiné são espectaculares, azuis e brancos, bastante velhos e usados, e apesar de terem apenas 5 lugares, levam 6 pessoas, e é tipo autocarro vai parando para recolher pessoas até encher. O nosso táxi à partida não tinha nada de especial, até que se houve um barulho e o condutor em andamento abre a porta, espreita para a roda e murmura “furou!”, altura em que encostou o carro à berma! NÃO! Não parámos, continuámos a andar como se nada fosse, lá íamos nós com o carro cheio, a chover torrencialmente, numa estrada em que há mais buracos do que alcatrão e com um pneu furado! Vá lá, correu bem… e jantámos bem, muito bem até! Nunca um bife com cogumelos me soube tão bem! Mas com o bife veio um pensamento que não estava na ementa, às vezes não há alienação gustativa que chegue para exorcizar as reflexões dum coração que anda à luta com a miopia. O restaurante era excelente, decoração perfeita, bom ambiente, comida boa! Claro, que o restaurante não era dos guineenses nem para os guineenses…Claro, porque se fosses escuro, escuro e pobre era uma tigela de arroz e já ias com sorte!!

Leitor imaginário… hoje ficamos por aqui, amanhã a luta contra a miopia continua…

Comentários

  1. "às vezes não há alienação gustativa que chegue para exorcizar as reflexões dum coração que anda à luta com a miopia." brilhante! entre banho gota-a-gota e os transportes colectivos a vida reserva-nos lições que ninguém aprende nos livros ou no celulóide. Passei o mesmo no Sri Lanka, depois do Tsunami ou mesmo na Moldávia. Força doc! bjs

    ResponderEliminar
  2. Essa frase deve ter-te dado um gozo de escrever! :)
    Concordo 100% com a questão dos transportes públicos! É como ir a um museu ou ver um monumento! :) É obrigatório! Bons passeios. Vai até à igreja central :)

    ResponderEliminar
  3. Estou a aprender imenso... estou mesmo grata!!!

    e já fui à igreja central, mas estava fechada... vou a um acampamento de jovens com pessoas de toda a Guiné na ilha das galinhas, começa Domingo...isso é que vai ser!!

    p.s: a frase...ai a frase!

    ResponderEliminar
  4. Espera... viu que tinha um pneu furado em andamento?! Que bonita imagem essa, a chuva, o pneu, a estrada e o carro sempre a andar... Vais voltar com um grande (maior) amor à vida! E com uma visão menos baça.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã