Avançar para o conteúdo principal

Dia_8

O primeiro “cagaço” na Guiné!

Começo por pedir desculpa pela rudeza da expressão entre aspeada, mas tinha de ser, qualquer outra palavra não faria justiça ao acontecimento em causa!
Tudo começou numa bela manhã de sol, enchemos a canoa com tudo e mais alguma coisa para levar numa viagem de 3 dias à ilha das galinhas, onde vamos uma vez por mês prestar assistência médica. Quando aqui se lê “tudo e mais alguma coisa”, leia-se: colchões, uma mota, caixas com medicamentos, malas e mais malas…e nós, os AMI´s!
De Bolama às Galinhas são cerca de 2h de canoa…bom, nós levámos 5h… lá para o meio da viagem começou a chover, e a palavra Marão passou a ouvir-se demasiadas vezes por minuto…Bom, a minha inconsciência e o gosto que desenvolvi pelos barcos nas poucas aulas de vela que tive, levaram-me a não dar importância ao tamanho das ondas e ao modo pouco harmonioso com que estávamos a andar, confesso que estava a gostar imenso da viagem, da velocidade, do vento… da adrenalina! Às tantas ouve-se um estrondo e paramos… no meio do oceano, parados, com um temporal à volta… (muito bom!) O que é que aconteceu? Encalhámos num banco de areia… a maré estava a vazar. Saltam duas pessoas para fora do barco e toca de empurrar… surreal… a chover torrencialmente, ondas gigantes…muita água dentro e fora do barco! Conseguiram! Desencalhámos! E aqui comecei a preocupar-me! Estava sentada numa das bordas do barco com uma vista privilegiada para o “ecran principal”. As ondas cada vez mais ameaçadoras, o barco a abanar tipo folha de papel ao vento, a chuva que não parava, um silêncio ensurdecedor na tripulação, um pensamento na minha cabeça : “se escorregar ao menos que seja para dentro da canoa!” … depois houve ali uma altura que deixei de pensar… havia demasiadas ondas a baterem-me na cara e demasiada água dentro do barco! Mas… sobrevivi para contar a história! Ufas! Chegámos ao destino! Como a viagem foi muito longa, a maré já tinha vazado e o barco não pôde atracar na praia, então toca a andar no lodo de mochila às costas…a chover como se não houvesse amanhã, mas com os pés em terra firme (quer dizer… era lodo, enterrei os pés umas quantas vezes!).
Lá está, quem anda à chuva molha-se… quem vem à Guiné apanha um “cagaço”! Espero que um seja suficiente! Por estas bandas a expressão “viver no limite” não serve para vender telemóveis nem latas de coca-cola, traduz o dia-a-dia das pessoas… A vida por aqui tem um valor diferente – mais barato… tudo é precário. E o que eu tive foi azar, mas o que o resto destas pessoas vivem todos os dias é … normal… é a vida!

Hoje não há piadas… às vezes não há humor que chegue para puxar o lustro às histórias sérias!

Comentários

  1. woow!!
    Obrigado Deus!!
    Por muito que escrevesses acho que nada podia descrever o que realmente aconteceu! guarda no coração e não te esqueças!


    um grande abraço de Lisboa!!

    Força nina!! ché! lol

    ResponderEliminar
  2. Deus É Bom!

    Que Ele te continue a abençoar nesta etapa missionária (+1) da tua vida...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Viemos!

Passaram quase dois anos desde a última vez que escrevi aqui. Tinha saudades! Pensei em voltar várias vezes, mas por alguma razão esta vontade de escrever só ganha mãos e vírgulas em clima tropical! Então, aqui estou eu e espero que tu, querido leitor imaginário, não tenhas desistido! Escrevo sentada na mesa da cozinha da casa nova, uma mini casa no ainda mais pequeno país do continente Africano: Suazilândia ou como se diz agora o Reino de Eswatini. A primeira vez que ouvi falar nele tive de ir ao google para o encontrar, uma bolinha minúscula entre a África do Sul e Moçambique, a única monarquia absoluta do mundo, um reino pacífico e de boa gente. O país do mundo com a maior incidência de infeção por VIH/SIDA, um terço da população, fizeram um estudo em que estimavam que, se o ritmo da epidemia continuasse, em 2050 deixaria de haver habitantes no país. No entanto, muito tem sido feito para melhorar estes números. O desafio é gigantesco e todas as mãos são pequeninas e to