Avançar para o conteúdo principal

Dia 29_ “top 10 de Bolama”

Ao reler algumas das coisas que fui escrevendo aqui no “tasco” (modo carinhoso de apelidar esta plataforma de comunicação) fiquei com a sensação de que quem leu as minhas histórias poderá ter ficado com a ideia de que tudo aqui é difícil, pesaroso e que vou todos os dias angustiada para a cama! Mas não! Por isso, e com o objectivo de repor a verdade e a justiça, hoje não vos trago uma história, mas várias. Hoje a nossa viagem é ao “top 10” cá da terra, as 10 maravilhas, aquilo que faz desta missão da AMI uma missão “muito bonita” citando uma grande autoridade em missões de desenvolvimento.

1. 1. 1. O céu! A sério é qualquer coisa de divino, há coisas que nem as fotografias podem testemunhar e as noites de lua cheia em Bolama são uma delas. A contemplação ganha pontos por aqui.

2. 2. 2. A rã que canta debaixo da minha janela todas as noites a horas incertas. Na primeira noite foi estranho, confesso… mas agora faz parte do encanto. Adormecer a ouvir a rã e o seu coral de insectos (cujo nome nunca aprendi) é melhor do que fazê-lo a ouvir as motas a acelerar na estrada ou a festa da vizinha que teima em pôr música brasileira.

3. 3 3. A cadeira do terraço! Virada para o mar que liga a ilha ao resto do mundo! É o melhor sítio da casa para ler, meditar, conversar, comer torradas… A calma desta terra é inexplicável, já há muito tempo que não estava num sítio assim, e gosto!

4. 4 4. Os fins de tarde no “Madana”. Bom, o Madana é o dono de uma “espécie” de café com esplanada que há aqui à frente de casa virado para o oceano, só vende bebidas e mancara (amendoim) ah e se avisarmos com tempo transforma-se no nosso restaurante de Domingo (o melhor desta terra é a flexibilidade). O processo é muito simples, basta-nos atravessar o campo de futebol e lá vai o Madana buscar uma mesa e algumas cadeiras – está montada a esplanada! Se por acaso tivermos vontade de comer alguma coisa para além da vasta oferta de amendoins, também não há problema, no outro dia levámos os chouriços e ele até emprestou o fogareiro e cedeu o carvão.

5. 5 5. Os livros e o tempo para os ler… maravilha! Sem electricidade e sem internet regulares o espaço para as leituras aumenta e isso, claramente, pertence a este top! Tenho lido a um ritmo alucinante, um livro por semana (é tão bom!). E ler, por aqui, também é uma actividade social, só é pena não haver jornais…isso seria perfeito!

6. . 6. A ilha das galinhas… adoro! Impossível de descrever…o céu estrelado, a praia, as viagens de barco, …, até as tempestades são bonitas (bom, quando estamos em terra e com um telhado por cima!).

7. 7. 7. A Fatu e o seu pudim. A Fatu é a senhora que trata da casa e que faz a comida (peixe, arroz, arroz, peixe, peixe, arroz, fruta pão, peixe, mais peixe, arroz, batatas, arroz e peixe. Ela cozinha muito bem apesar da “variedade”, e faz um Sr. Dr. Pudim de comer e de esquecer o peixe que se comeu… haja maneira de alienar as papilas gustativas!

8. 8. 8. Por falar em comida, não podia deixar de lado o “korn bife”, essa grande instituição da comida enlatada sedeada na Guiné-bissau. O que é? - Perguntam vocês. Bom, na verdade ninguém sabe! Aquilo tem uma galinha na lata, mas não sabe a frango, também não sei a que é que sabe… é qualquer coisa parecido com carne para barrar no pão, também se pode comer aos bocadinhos no … (adivinhem!) no… arroz!

9. 9. 9. O Mustafa, não, não é um vendedor de tapetes da Mouraria, é um dos trabalhadores da nossa equipa. É um Guineense no verdadeiro sentido da palavra, tem muita piada,11 filhos e óptimas histórias (umas mais fiáveis do que outras), a conversar com ele, entre o crioulo e o português, aprende-se muito e de tudo um pouco, no outro dia explicou-me o Islamismo visto da óptica do utilizador… muito interessante! Ah, e está a fazer o Ramadão… mesmo à risca!

10. 10. Cantar à mesa as músicas do Cércio (nome artístico)! Já me ri muito com as nossas tentativas (quase sempre frustradas) de cantar uma música com a letra e melodia correctas… quando não há entretenimento – inventa-se!

Gosto disto… (quase sempre)

Um abraço para quem está desse lado e deste lado (Leitor Imaginário…este és tu!).

Comentários

  1. Daqui um dos leitores imaginários. Obrigado por este post. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Beijinho.
    Já estou em Lisboa, falta tanto para voltares! :P

    ResponderEliminar
  3. nunca td é mau
    nunca tb é bom
    em qlq parte do mundo

    bjssss

    ResponderEliminar
  4. Estou a seguir-te...e fico sempre encantada, porque estou a ver-te a escrever isto tudo e a rir, com o teu riso de menina pura e verdadeira. Gosto de ti, sempre, Bianca, Que o Senhor te guarde inteira.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Bianca, não tínhamos ficado com a ideia de que é tudo mau, mas ainda assim adorei ler o teu Top 10. Senti-me transportada para aí, mesmo sem nunca ter tido tais experiências em tais paragens.
    Que Deus te abençoe e obrigada por partilhares as tuas histórias connosco.

    ResponderEliminar
  6. Olá Bianca.
    É uma experiência quase visual ler as tuas "aventuras e desventuras"! Pela tua descrição das coisas, e na minha cabecinha, só me apetece estar aí com a minha máquina fotográfica...
    Tira muitas fotos e continua a agraciar-nos com as tuas palavras.
    Que Deus use a tua vida quando e conforme lhe aprouver.
    Cumprimentos da família do CRCLX.
    Tiago Alves
    PS: Trás uns amendoins do Sr. Madana (...eu gosto de amendoins...)

    ResponderEliminar
  7. Olá :)

    vocês não têm ideia do tamanho do meu sorriso quando leio os vossos comentários, obrigada pelo encorajamento e pela amizade!É bom saber que para além do leitor imaginário vocês também estão aí!

    beijinhos para todos!

    ResponderEliminar
  8. Falar ontem ctg pelo skype foi excelente!! :) Partilha a experiência do culto em crioulo... A visitante Bianca deu umas palavrinhas :)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã