Bissau & a corte portuguesa
Voltámos a Bissau, vamos ficar até sábado. Estar pela primeira vez num sítio aguça-nos os sentidos… é delicioso!
Dou comigo atenta, desperta e de olhos bem abertos para tudo o que se passa à minha volta, talvez por isso, esta estadia em Bissau esteja a ser tão interessante. E há detalhes muito engraçados por aqui!
Por exemplo, em Bissau junta-se a “corte portuguesa” residente na Guiné, ele é ONG´s de tudo e mais alguma coisa, pessoal da embaixada, união europeia, nações unidas, e a malta junta-se nos 2 ou 3 restaurantes portugueses que existem e toda a gente se conhece, é uma espécie de “micro clima” étnico onde se fala português e se come bife de vaca (ah pois, ontem foi certinho!).
À noite, fui a uma festa de despedida de um rapaz que vai voltar para Portugal, bom… nunca o tinha visto só sei que trabalha na ONU, mas sem stress! Festa é Festa e Tugas são Tugas…então como o pessoal ia, fomos todos… colei-me!! Comida boa, música para dançar…maravilha!! Montes de gente interessante, ah e tal o que é que estás a fazer na Guiné? Ah, trabalho na embaixada! Ah, sou conselheiro de política internacional! Ah, sou coordenador do projecto XPTO de desenvolvimento comunitário! A sério, há por aí gente a fazer coisas muito relevantes. Bom, também apanhei secas, daquelas do: - ah o meu pai é mesmo rico e importante e eu estudei na Suécia e tenho isto e aquilo e sou o maior da minha aldeia e tenho uns calções vermelhos ridículos (10 min. de conversa puramente demagógica sobre a politica na Guiné) : ” desculpa, mas tenho de ir à casa de banho… (para nunca mais voltar)”.
Concluindo, gente interessante e com a mania há por todo o lado, o meu objectivo aqui é aprender… tanto em Bolama nas tabancas (aldeias) com a população como com a equipa à hora de jantar, passando pelos fins de semana com a corte em Bissau! Estou rodeada de gente com muito para ensinar. Perfeito!
É esse o espírito! Partilho aqui uma frase do Summitt deste ano que o André mota enviou de Chicago: "temos de nos tornar pessoas menos interessantes e mostrar-mo-nos mais interessados!"
ResponderEliminarParabéns Bianca! Obrigado por transmitires o que estás a aprender! Quero ser interessado por ti :)
continua a escrever
ResponderEliminareu continuarei a ler