Avançar para o conteúdo principal

Desta vez na Reanimação !!

Em qualquer hospital do mundo a sala de reanimação ou de emergência é o local do doente em estado muito grave, é ali que a bem dizer se “salvam vidas” ou se mantêm, é ali que se ligam pessoas ao ventilador, é ali que se usa o desfibrilhador… Bom, é aquela medicina aguda, cheia de adrenalina, entre a espada e a parede!

Aí em casa ir à reanimação mete sempre medo, principalmente, em dias em que há poucos médicos mais velhos, porque pode dar-se o caso de ir lá e ficar sozinha e isso é um medo daqueles a rondar o susto. Digo ir à reanimação, porque funciona da seguinte maneira, sempre que chega um doente instável em estado potencialmente grave o enfermeiro da triagem toca uma campainha, tipo sino da escola (igualzinho ao barulho que se ouve no Lidl de vez em quando, estejam atentos!), isto faz com que os vários profissionais se dirijam à sala de reanimação!

O segredo de uma boa equipa na reanimação é a organização, a sistematização de atitudes, toda a gente sabe o seu papel e todos conseguem prever o passo seguinte, isto é o ideal, de certeza que é assim tipo na Noruega ou nesses países em que faz tanto frio que as pessoas já nascem organizadas. Na nossa santa terra há dias mais sistemáticos que outros, mas normalmente toda a gente sabe quem é o chefe e cada um tem a sua tarefa mais ou menos definida, portanto trata-se de uma coisa protocolada com espaço para alguma arte (se não isto não tinha graça nenhuma e falávamos alemão uns com os outros!).

Voltando a oriente, imaginem a reanimação na Índia… Impossível!
Tive imensa dificuldade em perceber como é que funcionava, mesmo depois de ter feito as mesmas perguntas a pessoas diferentes! Ora, então passo a descrever a imagem: uma sala com capacidade para 6 macas, um ventilador e um desfibrilhador (não está mal!), vi uns quantos médicos (5 – 6) mas estavam sempre a aparecer e a desaparecer e ninguém parecia ter um doente atribuído. Depois percebi que como na Índia existe uma especialidade específica para a urgência, quem estava nesta sala ou era especialista em urgência ou era interno ou era qualquer coisa do género tipo eu que andava ali a passear. Quanto aos doentes, saltou logo à vista o facto de serem jovens, o mais velho era uma senhora com cerca de 50 anos, isto é raríssimo do nosso lado do mundo, a nossa média deve ser 70-80 anos. Outra coisa, familiares e amigos com fartura dentro da sala, houve momentos em que haviam umas 20 pessoas por ali, o que não ajuda muito à dita sistematização de atitudes.

E a abordagem do doente critico? Confesso que, mais uma vez, não percebi! Escapou-me ali qualquer coisa! Chegou uma jovem demasiado amarelada (referencia à presença de icterícia e não à etnia), não respondia a perguntas nem a estímulos, a dar para o comatosa. Ao que parece ela própria contou à família que tinha ingerido veneno de rato, mas afinal já ninguém tinha a certeza, porque ela tinha febre há 6 dias e contou isto num pico febril, ora nada feito! 
Resta examinar a senhora, o que se revelou uma aventura, porque, não sei como, a algália estava mal encaixada no saco e vertia urina em grande quantidade para cima dela e da cama. Já com a algália no sítio, quando se tentou virar a senhora para observar as costas, isto piorou bastante, desta vez detetou-se a presença de dejeções liquidas em grande quantidade (até às costas!), apercebi-me que o médico voltou a tentar chamar alguém para limpar a doente, alguém esse que demorou mais uma serie de tempo…

 Entretanto, faltam aqui umas análises, certo? 
O problema é que neste país tudo se paga. O doente entra na reanimação e as enfermeiras tiram logo sangue, depois o médico preenche o papel das análises que quer e dá esse papel à família para eles irem ao balcão pagar e só quando eles trazem o recibo é que o sangue vai para o laboratório. 
Neste caso, desde que a doente entrou até que a família trouxe o recibo passaram à vontade 50 min., entretanto foi preciso resgatar os tubinhos de sangue que estavam em cima da maca e que já boiavam na poça de urina que se tinha formado. O mesmo processo com a TAC, era preciso fazer-se, mas primeiro tem de vir o talão. E meia dúzia de talões depois tratam-se os doentes! Outro mundo! (silêncio)

No fundo, entre enfermeiros, auxiliares (presumo que lá estivessem, mas não os consegui identificar), médicos, familiares e doentes era tudo uma grande e embrulhada confusão aos meus olhos! Olhos que não falam a língua, que não conhecem as pessoas e que não são daquele mundo, desconfio que a desorganização que vi ou que achei que vi, encaixa na rotina e faz sentido para quem está lá todos os dias! Para mim foi caricato e insólito, provavelmente o que um escandinavo sentirá se for à nossa reanimação (nos dias maus!).

Leitor imaginário, vai ser bonito quando vier fazer o estágio… vai vai!
E a viagem continua, agora mais rica, bom mais rica e mais leve (a gastroenterite continua a fazer-se sentir!), mas essa história fica para amanhã!
Um abraço!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã