Avançar para o conteúdo principal

Bombaim - São 7h da manhã, sai um desabafo…

Há uma sensação de náusea no ar.

Não é só o cheiro a lixo misturado com fezes, urina, animais das mais diversas estirpes e óleo quente com especiarias dos vendedores ambulantes; não é só o ar cinzento de nuvens carregadas de chuva, as ruas emporcalhadas, as pessoas a monte, esfarrapadas, sujas, necessitadas; não é só a temperatura nauseabunda que cola a roupa ao corpo com suor e poeira; não é só o barulho ensurdecedor das buzinas, dos taxistas a gritar, dos mendigos, e da náusea e a náusea faz barulho a mais!  Tudo isto mais a chuva das monções que trouxe a lama, há lama em todo o lado, há um peso no ar…
Não é só isto… é tudo… Bombaim é a cidade mais feia do mundo (do meu mundo, pelo menos).

A Índia é quente e suja, mas tem a sua graça… Bombaim também terá… mas não me lembro!
Contudo, não é a primeira vez que aqui estou! Talvez por isso seja mais fácil, é mais fácil encarar o conhecido, por pior que ele seja, do que o desconhecido!

Mas desta vez é diferente, ao olhar à minha volta e ao contrário de outros episódios desta “aventura”, há uma espécie de paz…estou descansada! Não faço ideia do que vai acontecer, mas não estou muito preocupada, vai ser como diziam uns amigos quando estive em Moçambique (há 10 anos atrás?!): “go with the flow!”.
No meio destes pensamentos, tenho a sensação que voltei atrás no tempo, precisamente há 3 anos estive sentada nesta cadeira no balcão para estrangeiros de estação dos comboios de Bombaim. Nada mudou, a mesma cadeira, os mesmos homens indianos a olhar fixamente para quem lhes parece diferente e as mulheres com os olhos no chão, até o homem do balcão é o mesmo!

Nada mudou? Não pode ser! Eu mudei! Quando voltei a casa, depois "desta Índia” já não era a mesma pessoa.
Mas vieram tantas outras coisas: o casamento, o emprego… Até é estranho chamar emprego ao que faço, gosto mais de trabalho, não sei porquê… mariquices!
A verdade é que com a mariquice do trabalho veio uma avalanche de responsabilidade, um peso para o qual não estava preparada e uma sensação de insuficiência, por vezes, esmagadora, porque nada chega, o estudo, o empenho, a dedicação. 
Tudo isto foi novo e veio com o internato, mas veio também a confirmação de que gosto mesmo disto, gosto de ser este aprendiz de médico (ou de feiticeiro!), gosto dos doentes, gosto do hospital, e gosto muito da urgência (mas não contem a ninguém!)

Esta viagem à Índia surge no meio disto. Não fugi para a Índia (já tive muita vontade foi de fugir da Índia!), voltei à Índia para pensar outra vez, para relembrar, para ouvir, ouvir e depois responder. Esperemos! Um dia, com mais tempo… explico-vos melhor, principalmente a quem chegou agora aqui a este “tasco existencialista de inspiração contemporânea”!

Então venham e fiquem por aqui… a Índia tem muito para ensinar!

Leitor imaginário, estou a escrever com uma semana de atraso… mas tem paciência que tenho já muito para contar!
Um abraço para vocês! (só para quem leu o texto até ao fim!)

Comentários

  1. Fixe saber o que esta a acontecer contigo/convoces. A orar por este presente/futuro. Beijinhos.
    Marta Santos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã