Avançar para o conteúdo principal

O 1º dia de escola

As férias estenderam-se mais uns dias. Memoráveis. Lembranças que vão ficar connosco para sempre. Não necessariamente pelo luxo ou pelo conforto do descanso, mas pela companhia que com o passar do tempo se torna cada vez melhor. As conversas salpicadas de silêncios confortáveis, de observações quase sempre fora do contexto, de passeios de mota à chuva no meio da floresta, de quedas de mota e joelhos esfolados (cotovelos, ombros e mais houvesse!) numa ilha espetacular, de horas e horas passadas em todo o tipo de transportes públicos, dos insólitos (adoramos o insólito), tudo isto transformou este tempo de férias num grande depósito de felicidade!

 Foi com o saco cheio destas aventuras que ele se foi embora e eu fiquei! Fiquei para dar início a outro tipo de aventura, um solo que pode parecer loucura. Talvez seja.

O que é que estás aí a fazer? A resposta mais honesta é que estou aqui para aprender. Crescer. A ver se acrescento alguma coisa a este coração míope e ao léxico do diagnóstico diferencial que carrego comigo.

A odisseia começou em Setembro, já lá vão 3 semanas, não tenho escrito mais, porque às vezes não sei como descrever o que por aqui se passa, mas quero muito cumprir a promessa feita a meia dúzia de amigos e companheiros de caminhada.

O hospital é gigantesco e está sempre, faça chuva ou faça sol (frio é que nem vê-lo), cheio de gente, há gente por todo o lado, e gente muito doente, muito doente e muito nova. Atrevi-me a fazer um comentário do género: “Os vossos doentes são tão jovens, nós lá temos o hospital cheio de idosos!” A resposta veio apontada diretamente ao meu coração ocidental: “ Os velhos ficam em casa, eles nem os trazem, e quando os trazem raramente os internamos, seria um desperdício de recursos.” Engole em seco, fica calada, olha para o chão, sente o choque cultural! E o choque contínua, quando no fim da consulta se fala de dinheiro, a saúde tem preço e escalões, o papel amarelinho mostra o orçamento do internamento que é necessário, o doente responde que não veio preparado, voltará depois… Em sístole rápida, ansiosa, tento desatar o nó do estomago e olho novamente para o chão (silêncio).
E assim se passam os primeiros dias, a realidade é nova, cheia de pontas aguçadas que se espetam na minha ideia de saúde e de justiça, mas foi para isso que vim, para lutar contra a miopia. Mas há mais, muito mais! Tenho aprendido tanto! Isto é um manancial para a infeciologia, há de tudo, das bactérias aos fungos, passando pelos parasitas, sem nunca esquecer os vírus… até o vírus da raiva (vi um caso de raiva logo no primeiro dia, nunca tinha visto). 

Cá ando eu de caderninho laranja a escrever tudo o que vejo, a fazer um esforço enorme para perceber o inglês à indiano, a suar as estopinhas nas muitas escadas do hospital e a beber golinhos de água no corredor meio às escondidas, sempre cansada, sempre com fome, mas com a certeza de que estou no sítio certo. De vez em quando isto lembra-me a Guiné, vem me à mente aquela frase: “ A vida é dura para quem é mole”, aqui apetece-me dizer: ”A Índia é dura e eu sou mole! Molinha!”.

Querido leitor imaginário, a Índia é dura e picante mas também alimenta e disto é que eu preciso para crescer!
Restantes amigos continuamos cá até Novembro, mais 10 semanas de choques, aprendizagens, frustrações, arroz e papaia, onde a vossa companhia é mais importante do que imaginam. 
Um abraço!



Comentários

  1. Que possas continuar a fazer a diferença... Que por muito pouca que seja, aí será sempre muita!Não desanimes!

    ResponderEliminar
  2. Tão bom ler-te.
    Passo sempre por aqui.
    Força Guerreira, o Senhor é contigo.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  3. Vais crescer... Mais ainda... Beijinhos grandes. Enios

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã