Avançar para o conteúdo principal

Às voltas por Bangkok !

Já fez uma semana que aterrámos em Bangkok (ou Banguecoque)!

Passou uma semana mas tenho a sensação que estou aqui há uma infinidade de tempo. Não sei porquê, desconfio que tenha que ver com a intensidade da descoberta e a quantidade de coisas insólitas que nos têm acontecido!

Chegar a Bangkok foi um custo! 27h entre aviões e escalas. Parámos em Bombaim e o meu coração míope bateu mais forte e depois encolheu-se, encolheu-se numa sístole prolongada e esmifrada, respirei fundo, ri-me de nervosa e balbuciei... São 3 meses… 3 meses inteiros! Mas desta vez foi só uma escala prolongada e uns quantos carimbos no passaporte. A Índia está para vir, isto foi só um cheirinho, um cheirinho cheio de ar condicionado e comida ocidental (não te habitues!).

Depois veio Bangkok! Mal falada e mal fadada Bangkok. Ouvi de tudo, cidade terrível e confusa, cheia de prostituição, degradante e mal cheirosa, templos e budas e pouco mais!
Estivemos 4 dias lá e vi pouco do que me contaram e muito de outras coisas. Vi uma metrópole asiática confusa mas sem exageros, com uma rede de transportes públicos fantástica, suja mas sem amontoados de lixo, pobre mas sem a decadência de Bombaim! Aí está! Como o meu termo de comparação é Bombaim, Bangkok não me pareceu mal. Imagino que comparada com Londres ou Estocolmo seja uma tragédia, mas para mim não, adorei!

Chegámos lá sem alojamento reservado mas com a morada de um que parecia decente com uma relação custo-qualidade apresentável e assim fomos nós de mochila às costas Bangkok a dentro à procura de uma caminha! (Que por sinal foi o colchão mais rijo que já me passou pelas costas). 

Depois desta verdadeira estafeta desde Lisboa acabámos a jantar em Chinatown… que maravilha! 
Comida de rua no seu mais alto nível! Milhões... Vá centenas... Bom, dezenas de bancas de coisas estranhas e desconhecidas… provámos espetadinhas, trouxinhas de camarão, sushi (este não era bom) e uma data de outros petiscos sempre picantes. Estou a ganhar uma espécie de resistência papilar ao picante, já consigo comer quase tudo! Resistente ao picante e à restante bicharada, nomeadamente, a que gosta de passear no intestino humano, isto porque temos comido de tudo… mesmo de tudo (também não há muitas opções gastronómicas com as garantidas condições higieno-sanitárias necessárias) e até agora tem sido André-1 vs.Bianca-0 no que toca a fenómenos gastrointestinais. Talvez tenha sido a mariscada em Chinatown, sentados numa mesa no meio da estrada, a ver os empregados lavarem a loiça em 2 alguidares suspeitos com mãos suspeitas, a cozinha nem vi... foi melhor assim! Mas os camarões fritos com molho de sei lá o quê estavam de comer e chorar por mais, o André que o diga!
Aventuras gastronómicas à parte, isto está a ser giro!


Leitor imaginário, amanhã falamos do outro lado de Bangkok! Restantes leitores um abraço dos grandes para quem leu até ao fim! Estou a escrever com mais de uma semana de atraso, mas prometo não vos esconder as coisas giras e insólitas desta aventura por terras Indochinesas!

Comentários

  1. :D tantas aventuras!
    Vera

    ResponderEliminar
  2. Apanhei um susto quando vi os atentados... Feliz por vocês estarem bem! Diria que te adaptaste muito bem à culturas "de André"... É mesmo a vossa cara! Até à próxima aventura... Os Énios

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha. Vocês são uns corajosos. Bjs dos Carolinos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã