Avançar para o conteúdo principal

Viemos!


Passaram quase dois anos desde a última vez que escrevi aqui. Tinha saudades! Pensei em voltar várias vezes, mas por alguma razão esta vontade de escrever só ganha mãos e vírgulas em clima tropical! Então, aqui estou eu e espero que tu, querido leitor imaginário, não tenhas desistido!

Escrevo sentada na mesa da cozinha da casa nova, uma mini casa no ainda mais pequeno país do continente Africano: Suazilândia ou como se diz agora o Reino de Eswatini.
A primeira vez que ouvi falar nele tive de ir ao google para o encontrar, uma bolinha minúscula entre a África do Sul e Moçambique, a única monarquia absoluta do mundo, um reino pacífico e de boa gente. O país do mundo com a maior incidência de infeção por VIH/SIDA, um terço da população, fizeram um estudo em que estimavam que, se o ritmo da epidemia continuasse, em 2050 deixaria de haver habitantes no país. No entanto, muito tem sido feito para melhorar estes números. O desafio é gigantesco e todas as mãos são pequeninas e todos os pés vagarosos. O VIH trouxe consigo o bando das oportunistas desde a Tuberculose à pobreza extrema, passando pela prostituição forçada, pelas drogas. Fez de Eswatini um país de órfãos e doentes, matou os jovens adultos, os pais e as mães, deixando o país com crianças ao cargo de outras crianças e sem adultos para trabalhar.

Apresentações feitas, voltemos à mesa da cozinha, são 7h da manhã, o sol brilha desde as 5h e nós não temos persianas! O ar condicionado marca 16°C no turbo e nem se dá por ele, nem vento, nem fresco, só mesmo o barulho. Adoro os trópicos!!

Chegamos há uma semana! Viemos todos, já somos 4, o tempo em que escrevia a solo foi chão que deu uvas (e hoje no chão há brinquedos, almofadas e um tapete a pedir sestas). E os miúdos ? – pergunta o leitor imaginário que trabalha na CPCJ. E, eu, uma mãe daquelas super tranquilas que fica toda contente quando vê nódoas de relva e pés sujos de terra, mas que se entope de blogs de maternidade, lancheiras saudáveis e mantras de parentalidade positiva, respondo: “Estão adaptadíssimos!”. Logo ao segundo dia ajustaram o horário e começaram a acordar satisfeitos às 6h, a jantar às 18h e a ir para a cama às 19h.
A T. já sabe dizer Hello e Bye Bye, e tanto almoça Pap com feijão (farinha de milho com água numa consistência que faz lembrar a argamassa) como frango com arroz (a T. tem um fanatismo  ferrenho pela comida e não se dá ao luxo de ter choques culturais), já chama Tia à sua ama e pela maneira como brinca e interage, até acho que gosta dela.
O S., é mais fácil (aos 3 meses de vida somos menos esquisitos) gosta de todos desde que tenha a pança cheia e o rabinho seco, mas aposto que está todo contente por se ter livrado das collants e da tosse que trazia desde o Natal.

O resto das adaptações virá com o tempo, devagarinho vamos entendendo o lugar, os olhares, os sinais. Viemos para ficar. Criar raízes e assentar arraiais. O convite é antigo, é uma chamada para servir, contribuir para que a justiça seja feita, as feridas limpas, os tropeços amparados e reerguidos, as barrigas cheias, os olhos limpos. A resposta é a mesma de há 18 anos atrás: “sim, eu vou!”.  O dia chegou! Viemos! Vamos colaborar com uma ONG cuja missão é providenciar cuidados médicos de qualidade às populações mais necessitadas e nas áreas mais remotas de Eswatini. Trouxemos 6 malas cheias de tralha e cacarecos, 1 berço, 1 espreguiçadeira, 1 ovo, 2 bebés e vocês : os amigos, os irmãos, a família e até os que não nos conhecem tão bem, então já que vieram puxem uma cadeira, sentem-se aqui no quentinho connosco que esta aventura já começou há muito tempo, mas ainda vai no adro.

Um abraço para todos, especialmente para o leitor imaginário que esperou pacientemente que este blog "tropicalizasse" novamente.


Comentários

  1. Que bom teres regressado. Adoro as tuas conversas e partilhas. Assim fico mais perto de vos e com menos saudades. Que continues a ser a pessoa genuína e maravilhosa que es, a mãe leoa e a mulher guerreira. Que toda a tua vontade se transforme em realidade.
    Vamos falando por ai ♥️♥️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Vai passando por aqui, gosto da tua companhia!

      Eliminar
  2. Adorei as notícias! Espero que não fique tanto tempo sem escrever! Muito bom ver que neste momento vocês estão tão felizes e animados com as novidades por aí!
    Desejo todo sufesso do mundo e que sejam muito felizes no novo lar.
    Bjs Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lu, grande abraço para você e desculpa o português de Portugal e o seu "rabinho seco".

      Eliminar
  3. A Tia beta da T. e do S. (és tão Blogger 🤣) que não gosta de lama, nem de sujidade e para quem aventura passa por ir ao Aldi ver o que há por lá, já morre de saudades..
    Continua a escrever que assim a distância é menor!
    Cá vos espero qdo vierem cá de visita, ou então quem sabe, qdo o Aldi não for suficiente para mim, nós nos metermos num avião até aí. Tenho a certeza que a M. (ai que isto é mm chique) vai adorar!
    Beijoooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma beta rural, agora!! Tb já tenho saudades! Vou tentar escrever con regularidade para diminuir a distância! Beijinhos aí para os vizinhos!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã