Avançar para o conteúdo principal

Muito açúcar, poucas remelas!

Hoje levei a manhã a pensar em como o meu mundo é pequeno. Ou será dos meus olhos? Desta miopia que teima em voltar! Esta ideia bateu-me à porta no meio de uma aula sobre cobras venenosas.
E agora que já tenho a vossa atenção, passo a explicar. 
Durante as minhas duas últimas semanas aqui na Índia estou a fazer um curso de Medicina Tropical, o que é uma oportunidade excelente de sedimentar tudo o que vi e aprendi nos últimos tempos. O grupo de professores é de grande qualidade, tudo gente com muita experiência e de vários países, assim como os alunos.
Começámos na segunda-feira com a velha e boa malária, a ceifar vidas desde… sabe-se lá, há tanto para fazer, mas há melhorias, há esperança. E, por aí fora, fomos navegando o mapa dos trópicos, os parasitas, as diarreias, as crianças que não chegam aos 5 anos, as doenças que não têm medicamentos porque não afetam as pessoas “certas”. Como por exemplo, a doença do sono. Não, não é o cansaço que todos sentimos por não dormirmos tudo o que precisávamos, é aquela que vem com a mosca Tsé-Tsé e que vai matando africanos sem dar contas a ninguém. Sabiam que o único medicamento disponível para a forma grave da doença ainda é à base de arsénio e que só por si também mata os doentes, mas não temos alternativa… o mercado africano não é muito atrativo para as farmacêuticas (silêncio!).

Continuamos a viagem com aquilo que leva o nome de “doenças tropicais negligenciadas” ou achavam que a negligência não se aplicava às doenças? Há para aí muito parasita a quem ninguém liga nenhuma! Sozinhos no nosso mundo, abandonados à sua vontade. Mas, também, há um grupo de inconformados que com um financiamento aqui e outro ali vão fazendo andar a carruagem, e a ciência avança com passinhos de bebé enquanto empurra com a barriga os constrangimentos, os interesses, os lados errados do mundo. Mas avançamos!

E a semana dança no ritmo da savana africana, das metrópoles asiáticas, dos rios da américa do sul, das tribos da Papua Nova Guiné! Ai que ritmo, ai que “abre-olhos” como dizia o outro, ai que sorte que esta mini infeciologista tem e um desabafo salta do coração para a boca: “ é isto, é mesmo isto!”.

Entretanto vem a primeira aula da manhã, beberico o meu açúcar polvilhado de leite com um bocadinho de café e oiço o Sr. Professor, um senhor inglês com os seus 70 anos, homem brilhante, fartou-se de publicar artigos, escreveu capítulos de alguns dos meus livros, já viu muito, já fez muito, e não precisa de muito para me ganhar a atenção (o açúcar também ajuda). Falamos de cobras venenosas e da sua importância médica, ele descreve as cobras e os seus habitats, os venenos, os antídotos, mostra fotografias e vai dizendo: “aqui na Tanzânia onde trabalhei 7 anos, nos anos 80, tivemos um doente que veio 2 dias depois da mordida de cobra…”, mais uma fotografia: “ aqui em Bangkok onde ajudei a começar o hospital e onde trabalhei uns quantos anos e tivemos este doente…”, “olha este é um doente na Nigéria”, “isto foi no Panamá”… e continuou… A aula foi excelente, falámos dos bichinhos venenosos quase todos, mas o melhor foi ouvi-lo falar, e não foi só o sotaque que achei delicioso, foi a vida, uma vida inteira de verdadeiras aventuras a lutar contra as negligências, uma inspiração! Hoje, cá estava ele na Índia com os seus cabelos brancos, num subúrbio sem graça nenhuma onde não pára de chover, e a cumprimentar-me com um “bom dia” que aprendeu no Brasil quando lá foi para estudar as cobras.

No meio deste cenário, convenço-me ou sou convencida (?) que vejo mal! Vejo pouco! E longe da vista, longe do coração! Em resposta vou murmurando, em súplica, que quero ver melhor. Mais longe, mais perto. Mais! Talvez assim o que vejo me chegue ao coração! Porque só depois deste ajuste nos sentidos é que posso realmente contribuir e participar na luta das negligências e da injustiça. Enquanto escrevo lembro-me da D. Domingas, uma senhora que vi na Guiné, a primeira picada de cobra que vi… não conseguimos fazer nada… e caminhei em silêncio com os olhos mais abertos. Hoje, 5 anos depois, volto a limpar as remelas do tempo e da mesmice e agradeço pelo que vejo e peço para ver melhor! Para fazer melhor! Para servir melhor!

Leitor imaginário, não consigo deixar de estar grata pela oportunidade gigante que estou a ter! Quero ver como é que vou pôr isto tudo na mala daqui a 10 dias.

Restantes amigos, se chegaram aqui há pouco tempo e não conhecem as histórias da Guiné, andem para trás aqui no blog e encontrarão um conjunto de aventuras africanas! Um abraço!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã