Avançar para o conteúdo principal

Dia 1_Em terras indianas…


O primeiro dia foi uma aventura em vários sentidos, chegámos ao aeroporto de Bombaim lá pelas 2h da manhã, mais mala, menos mala, mais um tapete preguiçoso (esta já vos contei), às 3h45 estávamos dentro do jipe que nos veio buscar.


E aqui começa o filme, um filme algures no meio das estradas de Bombaim onde não há lei e se houvesse já tinha levado uma data de mocadas, porque aqui, é um salve-se quem tiver o carro maior e mais rijo. Não há cá uma faixa para mim e outra para ti, ou o conceito do "contra-mão", nada disso, isto para a frente é que é caminho, se a estrada que vai no sentido contrário ao meu está livre, é fácil, passo para lá e quem vier depois que se desvie. Isto tudo com a banda sonora das buzinas dos carros, eles não apitam quando se zangam, eles apitam é para avisar que estão na estrada! E eu que sempre achei que os Portugueses tinham demasiada confiança a conduzir… Opah que meninos!


Fizemos 1h45 de caminho até ao centro onde vamos ficar, uns quantos buracos, uma cidade cuja pouca luz foi revelando uma correnteza de barracas, de edifícios velhos e sujos, mas também uns quantos prédios imponentes e cheios de ares ocidentais… O resto fica para mais tarde e com mais luz!


E lá chegámos ao centro (que por acaso é um sitio é espectacular), estava a chover e havia pouca luz e pouco inglês (e foi só o principio da aventura da comunicação), mas lá pelo meio percebi onde é que era o meu quarto e que o pequeno-almoço era dali a duas horas… que maravilha!


Bom, mal entrei no quarto, respirei fundo, preparada para o pior… bom, a única coisa que eu queria muito era que houvesse uma sanita, aquelas casas de banho turcas, leia-se aquelas do buraco no chão, são uma coisa que não me assiste! Mas, não é que, não só tenho uma casa de banho no quarto como tenho uma sanita que tem um rolo de papel higiénico lá pendurado, e mais… (isto já é a loucura!) tenho um autoclismo que realmente funciona. Passo a explicar o entusiasmo, é que na Guiné tinha uma sanita, mas o autoclismo verdadeiro era um baldinho que estava lá ao lado.


Mas há mais, muito mais, eu até tenho electricidade no quarto, bom… há uma altura do dia que não funciona, mas à noite há sempre, qual lanterna do telemóvel qual quê! E por fim, e isto é lindo… tenho um chuveiro, do qual desconfiei logo à partida, porque mal entrei na casa de banho vi um grande balde e um caneco, e pensei cá para mim : "Os banhos vão ser "Guiné like" como quem diz vais tomar banho à caneca de água fria e o chuveiro é só para enfeitar". Mas aprendi a minha lição – nunca desconfies de um chuveiro, olha que ele vinga-se! Ah pois, é que ele funciona na perfeição, mas a água é fria, o que na maioria das vezes não é nada mau, porque está mesmo muito calor, mas há dias que se fosse morninha até sabia bem!


Depois de ter levantado as mãozinhas para o céu e de ter agradecido por todas estas mordomias deitei-me, e quando estava finalmente a dormir o despertador tocou, porque eram horas do pequeno-almoço. Lá estávamos nós sentadinhos no refeitório, toda a gente a olhar para nós e a sorrir enquanto falavam entre eles numa língua totalmente enigmática – Hindi, uma língua que anda ali algures entre o chinês e o grego, é que não se percebe nada do que eles dizem! E eis que nos servem o pequeno almoço… um grande prato de massa com picante (é favor ler com entusiasmo). Bom, quem me conhece sabe que eu não gosto mesmo nada de picante e que o evito sempre que possível, mas desta vez somos convidados e a mim ensinaram-me que em casa dos outros é para comer o que nos dão até ao fim e com um sorriso. E assim foi, fiquei com a boca a arder nas 2 h que se seguiram… e foi só a primeira de muitas… a aventura gastronómica por aqui vai ser cheia de emoções fortes! Claro, que há que acrescentar que o André gostou imenso da refeição e que o sorriso dele era a sério!


O dia continuou e tivemos a oportunidade de conhecer o centro e algumas pessoas… o resto vai ficar para amanhã, assim como o resto das histórias…


Um beijinho para o leitor imaginário e para os que não são tão imaginários quanto isso!

Comentários

  1. :) amnh temos a reunião de av do acampamento. Obrigada pelas notícias.beijinhoooos para os dois.

    ResponderEliminar
  2. LINDO!!! quero conduzir na India!! deve ser bonito deve! sim nós somos uns meninos!

    Espectáculo Bianca!! beijinhos!!! amanha defendo a tese! aiai! medo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã