Avançar para o conteúdo principal

Guiné: “O pós e o pó”

Passaram 63 dias… tantos como os que passei na Guiné…

E só agora é que me sinto preparada para escrever sobre os que passaram e os que passam, sobre o “pós Guiné” e sobre os pós que me ficaram na alma, nos olhos, nas unhas…

Desculpem-me se vos desiludir, é possível que o que vão ver aqui escrito não corresponda às vossas expectativas, até porque também não correspondeu às minhas… Imaginei o regresso a casa, várias vezes, tentei contabilizar as saudades que teria da Guiné, das pessoas, do trabalho, fiz previsões sobre como me sentiria, como seria estar cá e não lá, depois de um período que me pareceu gigante… E finalmente cheguei a Lisboa! Não chorei! Não quis voltar para trás! Adorei a viagem para casa, adorei o facto de haver alcatrão na estrada, delirei com o elevador do meu prédio, com o interruptor da luz, com a torneira cheia de água, com o copo de água fresquinha que bebi sem ter de lhe juntar lixívia, com a comida, com o pequeno-almoço fantástico que estava em cima da mesa… Foi óptimo falar cara a cara com os que são os “meus”! E assim foi… voltei!

Depois apareceram as perguntas… “Então como é que foi a Guiné?” e apareceram os silêncios e um encolher de ombros mais frequente do que o habitual…

-“ A Guiné… foi fixe, foi intenso, sim, essa é a palavra… intenso”.

- “ E mais? Conta mais!”

- “Mais? Não sei… aconteceu tanta coisa… não sei!”

E sempre que me aventurei a contar as minhas histórias, as minhas e as da Guiné… os jantares ficaram mais silenciosos, as faces passaram de descontraídas a pensativas, por vezes culpadas… por vezes sem saber o que dizer. Porque apesar de haver umas quantas histórias engraçadas, a maioria delas não teve e não tem graça nenhuma… a vida é dura, a Guiné foi dura… e eu sou mole!

Contudo, já passou algum tempo… e com ele passou a alegria do conforto que há nesta terra, da comodidade, da segurança… isso já não é tão brilhante e empolgante como foi na primeira semana.

Agora tenho saudades! Uma espécie diferente de saudades, não tenho saudades de comer peixe e arroz todos os dias, nem dos mosquitos, nem de água com lixívia, nem de ler com a lanterna do telemóvel, nem do calor, nem de andar sempre suada e cansada. Mas tenho saudades de olhar para o céu e de ficar em silêncio, por não existir vocabulário suficiente, tenho saudades dos doentes que víamos, de falar crioulo, de andar de calções e chinelos, de andar de mota… de barco, de ter tempo para ler e escrever…para pensar!

Olhando para trás destes 63 dias e falando nas costas e das costas deles diria que tenho saudades do “pó” da Guiné, daquilo que me ficou entranhado, das coisas que agora sou e que antes nem fazia ideia que era, daquilo que vi, que aprendi, dos incómodos que encontrei… E, tal e qual como o pó, estas saudades, acumularam-se desde o primeiro dia. Mas não reparei! A euforia inicial tornou-se demasiado anestesiante, no entanto com o tempo formaram-se montinhos de pó, de cotão… aglomerados de pensamentos, de imagens, de vontade de voltar atrás. Agora consigo ver o pó que há em mim, este pó do “pós Guiné”, espero que no futuro ele se acumule de modo a que seja possível deixar mensagens, fazer esculturas, enfim que sirva para construir! Até lá, há que protegê-lo dos panos e sprays da especialidade, das vidas agitadas, inebriadas e sem sentido, dos dias que correm sem saber para onde, da mania de perseguir o vento… Porque há pó que convém guardar!

Conto com a vossa ajuda para manter a vida empoeirada… consciente, orientada e colaborante, afinal de contas é para isso que este blog serve…

Leitor imaginário e outros resistentes que por aí andem, hoje não houve muitas piadas… cada vez gosto mais de conversas sérias, daquelas com silêncios e encolher de ombros, daquelas que acrescentam pó… Boa noite a todos!

Comentários

  1. o teu silêncio (q é tão compreensível) leva o outro ao silêncio também.
    Maria também ía guardando as coisas no seu coração.
    Um dia dps constróis uma escultura.

    ResponderEliminar
  2. Bianca, a tua experiência enriqueceu-nos, mais do que te das conta. Fiquei empoeirado.

    ResponderEliminar
  3. Empoeirada, é pouco. Fiquei com vontade de voltar também e ouvir o silêncio e sentir vergonha de ter tanto...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã