Avançar para o conteúdo principal

A bata_ segunda temporada !

Voltemos então à novela da "bata branca" (ups...é melhor reformular), voltemos à serie do "white coat" ...muito melhor assim, novelas portuguesas só as velhotas desocupadas é que vêem, agora series americanas...opah aí a conversa é diferente!!

Ontem foi filmado o último episódio da primeira temporada desta magnífica serie cheia de emoções e calafrios clínicos (ouçam isto com uma emocionante música de fundo, por favor!) que retratam a minha vida de pseudo estudante de medicina! E foi o último, porque ontem tive a última aula prática do semestre... (suspiros), acabaram-se as caminhadas contra a corrente na estação de entre campos e as reflexões metafísicas que daí nasciam (passo a explicar: de manhã, quando ia de metro para o Curry Cabral a maioria das pessoas estava a andar no sentido oposto ao meu o que dava uma espécie de sensação matinal de "remar contra a corrente"...), acabou-se o cheiro indecifrável da enfermaria (as apostas estão entre a ferrugem, o cocó, o produto de limpeza estranho... e o cocó), acabaram-se as conversas com os doentes e as perguntas indiscretas, por exemplo:

- o Sr.X costuma beber?
- Oh Dra. não, não bebo nada de especial!
- Mas, bebe um copinho de vinho à refeição?
- Ah isso bebo, bebo mais ou menos uma garrafinha das pequenas!
- E depois de comer bebe alguma coisa com o café?
- Ah, doutora, tem de ser, bebo o meu bagacinho!
- Olhe, e de tarde bebe cerveja?
- Ah, bebo umas 4 ou 5 cervejas, nada de especial! A doutora devia ver era os meus amigos lá do café, eles é que bebem, aquilo é uma tristeza!!!

bom... e havia muito mais para contar...oh oh se havia! Mas isto por agora acabou!

Os próximos tempos vão ser dedicados ao estudo intenso (cof cof cof)e à romaria pelas bibliotecas, cafés, centros comerciais e/ou cantinhos onde se consiga estudar com boa companhia, de preferência, para que ao menos durante as pausas haja alguma higiene mental!

Voltando ao episódio final, foi um bonito momento de televisão, fiz uma espécie de avaliação da minha caminhada naqueles corredores e cheguei a algumas conclusões:

1- Nunca acordes um doente, porque ele fica mal disposto e não te conta bem a história (pede à auxiliar que o chame para tomar o pequeno almoço e depois, subitamente, apareces lá e fazes umas perguntinhas!!)
2- Se perguntares: "tem tensão alta?" e eles responderem que não, nunca acredites! Volta a perguntar, desta vez de outra maneira: "toma medicamentos para a tensão?" e, quase de certeza, vão dizer que sim, porque agora já não está alta!lol
3- Se o doente for idoso e quiseres saber se ele teve alguma doença sexualmente transmissível, pergunta-lhe se esteve no ultramar e depois, como quem não quer a coisa, perguntas: "por acaso, teve alguma daquelas doenças da tropa?"

... um dia destes publico os outros!

Agora vou-me dedicar à segunda temporada, e sinceramente, até gosto da rotina da biblioteca na primeira semana...:)

A bata vai para lavar (finalmente!) e este post foi, mais ou menos, como que um esvaziar de bolsos!

Mas, antes de fechar a tampa do cesto da roupa suja, encontrei uma frase perdida que escrevi na aula de ética :
" um juízo prudente não é um juízo certo!", leitores do imaginário e outros que tais... pensemos então sobre prudência, desde que prudentemente... Ou então, pensemos, pensemos apenas, porque pensar só por si já é bom!! O que vale é que a época de exames é sempre rica em questões existenciais... sempre numa tentativa de auto sabutagem do estudo!!

P.S:É impressão minha ou a palavra "cocó" aparece duas vezes neste post???

Comentários

  1. ...às tantas já apareceu três!

    Que post de ****, Bianca! Vou ter saudades! :) Mas esvaziar bolsos até sabe bem, né mesmo?
    E as urgências, como é que vai ser SEM urgências? :P

    ResponderEliminar
  2. Oh Lélé!!!

    sem urgências??? isso é impossível!! vai haver sempre urgências, nem que seja a urgência de estudar Medicina II :)

    Mas se tiver saudades e me apetecer fazer uma pausa, apareço lá, e colo-me à triagem, o que vale é que os internos são uns fofinhos!!!

    ResponderEliminar
  3. olha o blog da bianca.
    muito profundo, sim senhor. :p
    Gostei daqueles 3 conselhos aos alunos de medicina. especialmente aquele último do Ultramar, é uma das tuas imagens de marca.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Viemos!

Passaram quase dois anos desde a última vez que escrevi aqui. Tinha saudades! Pensei em voltar várias vezes, mas por alguma razão esta vontade de escrever só ganha mãos e vírgulas em clima tropical! Então, aqui estou eu e espero que tu, querido leitor imaginário, não tenhas desistido! Escrevo sentada na mesa da cozinha da casa nova, uma mini casa no ainda mais pequeno país do continente Africano: Suazilândia ou como se diz agora o Reino de Eswatini. A primeira vez que ouvi falar nele tive de ir ao google para o encontrar, uma bolinha minúscula entre a África do Sul e Moçambique, a única monarquia absoluta do mundo, um reino pacífico e de boa gente. O país do mundo com a maior incidência de infeção por VIH/SIDA, um terço da população, fizeram um estudo em que estimavam que, se o ritmo da epidemia continuasse, em 2050 deixaria de haver habitantes no país. No entanto, muito tem sido feito para melhorar estes números. O desafio é gigantesco e todas as mãos são pequeninas e to