Avançar para o conteúdo principal

apresentações...

Bom... comecemos então!

-"Olá eu sou o blog da Bianca!"

(a ideia era boa....mas não sei como continuar...vamos lá tentar outra vez... )

Este é um blog sobre tudo e sobre nada...

(esta deve ser uma das frases mais comuns do meio bloguístico... e já que é para começar que, ao menos, comecemos com alguma originalidade... "tente outra vez"!)

Benvindos a este "espaço"... que é meu... que é vosso e que é de "quem o apanhar"...e é exactamente sobre isso que pretendo escrever, sobre as "apanhadelas" ou os "apanhanços" ou as "apanhadices" ... a que vou assistindo, participando e até planeando... nos entretantos dos meus dias e dos outros habitantes do meu ecossistema!!

O nome do blog nasceu algures na cabeça de um médico que decidiu atribuir estes três termos a doentes que estão acordadinhos (conscientes), que sabem quem são e onde estão (orientados) e que conseguem responder às perguntas ou pedidos (colaborante) que o médico está a fazer-lhes... E depois, olha, isto pegou moda e vai de usar estas 3 palavrinhas a torto e a direito... até aos dias de hoje, até porque não há descrição de exame neurológico que se preze que não as leve em conta!
Sendo assim, estas 3 relíquias acompanham-me ou perseguem-me (como gostarem mais!) há muito tempo e em muitas histórias clínicas (assunto a que voltaremos mais tarde). No entanto, talvez pelo facto da frequência se ter tornado banalidade (risco muitíssimo perigoso das coisas frequentes) deixei de reparar no sentido escondido nestes 3 "afinal até interessantes" vocábulos... não fosse alguém ter escrito uma reflexão de natal usando estas 3 palavrinhas
"que aprendi de cor" para se descrever e eu nunca teria voltado a olhar para isto com olhos de quem vê e de quem, por coincidência ou não, pega neles e cria um blog...
Agora, já se está mesmo a ver o que vou escrever a seguir... Têm razão, este blog acabadinho de dar as "primeiras letras" no mundo dos desconhecidos vai ser cheio das minhas "consciências" sobre as conversas de café, de chá e até de champagne (aproveitando o ambiente da época festiva!) que vou tendo com os amigos, com os doentes (são sempre as melhores), comigo, com Deus (ai ui... lá vêm os fanáticos), com os livros, com os amigos da biblioteca (estes têm sempre conversas especiais)...chega de enumerações...desculpem às vezes não consigo parar! Bom, e depois das consciências...virão as "orientações"! Virão e irão...não sei é bem para onde, mas a ideia é ir descrevendo, colocando questões, criticando respostas... basicamente, quero ruminar o "caminho" ou os "caminhos" (ai que eu sou muito pós moderna) que nós vamos tomando, recusando, questionando... (ah pois, "nós" ou pensavam que isto era só chegar aqui e "ah e tal deixa lá ler o que é que a Bianca anda a pensar"... não não!!! Este bloguinho é sobre o meu ecossistema... inclui todos os bichinhos e plantinhas que lá vivem...e pessoas também!). "Colaborante"... uns dias mais que outros... e é exactamente sobre isso ou nisso que quero "escavar", o que estou a fazer ou devia estar...o que vi fazer... o que devia ter visto...

bom...voltemos às apresentações...

"Olá eu sou o Blog da Bianca!"
"Olá, eu sou o leitor imaginário! Olha, conta-me mais sobre ti!"
"Haveria muito para escrever... ou melhor por escrever, mas resumindo em poucas palavras: consciente, orientada e colaborante!"
"hummm....interessante!"

(e a conversa com o leitor imaginário acabou aqui por motivos alheios à autora deste blog..tururu)

apresentações feitas...

boa noite para todos os leitores e claro, uma boa noite muito especial para o "leitor imaginário"!!


Comentários

  1. Olá blog da Bianca!!
    Muito prazer em conhecê-lo!!
    Estou curiosa para ler o que tem para contar sobre o ecossistema da Bianca!! eheh

    Beijinhosss
    Filipa

    ResponderEliminar
  2. Ó Bianca querida!
    Ver um texto a "raspar-se" por mim foi uma sensação maravilhosa. Fico com as lágrimas nos olhos. Escrevo muito (em quantidade) para os mais importantes do meu coração e havia miles de dias que não lia nada que se "roçasse" a mim!

    ...Aliás, todo o meu blog começou nisso...
    Um belo dia, véspera de exame de matemática do 12ºano, achei que escrever era mais importante que estudar.
    Achei, eu, que a liberdade de escrever com o infinito perante mim seria mais grandioso que num papel, com o finito e o concreto (semi-mutilante) na mão.
    Apenas porque às vezes precisamos de sentir que tudo é possível, que tudo é plausível.
    Sentir que o mundo vai para além do que escrevemos, mas que esse tudo infinito Internético se reúne e converge para este nosso aqui também.

    Ler (ou escrever) de ti será certamente um prazer para muitos. Assistir (quietos ou comentantes) às dimensões da Bianca.

    O meu maior voto é para a tua Sinceridade. "Sê verdadeiro para contigo próprio e seguir-se-á, como o dia segue a noite, que não poderás ser falso para com os outros."
    Isso molda-me. Escolher o que "consigo" escrever assumidamente perante os outros!

    Desejo que te possamos conhecer, tanto quanto entenderes ser proveitoso para ti. Que possamos sentir a tua presença e companhia. Nos teus dias giros e nos teus dias macerados, porque todos temos e sentimos disso!

    "Aqui vais ser feliz!" Ahahah! :D

    ResponderEliminar
  3. Consciente - OK

    Orientado - OK

    Colaborante - OK

    Muito Obrigado Blog da Bianca, já me sinto melhor.

    Abraço

    Marcos Rodeia

    ResponderEliminar
  4. Este é, provavelmente, ou mesmo com toda a certeza, um dos momentos mais aguardados pelo mundo evangélico lusitano :)

    ResponderEliminar
  5. Peço imensa desculpa, por ter deixado os vossos comentários sem companhia por tanto tempo.
    Mas, aqui vai o meu caloroso "benvindos à minha... nossa casa" e imaginem-me a sorrir para vocês, porque é mesmo disso que se trata duma habitação conjunta em que se misturam as sensações,as percepções e até os conceitos, de modo a chegar a uma nova estatura!!

    Posto isto, sintam-se em casa, calcem as pantufas e desfrutem do chá de ideias e duma certa conta de tontices que por aqui vão abundar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã