Avançar para o conteúdo principal

De volta...


Voltei! A última vez que escrevi aqui estava sentada num café em Goa, na Índia… já lá vai um ano! 
Agora estou sentada num café em Palmela a beber chá preto! Agora sou mais médica do que era, agora até já sou casada, agora a vida mudou…mas a aventura continua e a vontade de partilhar as aprendizagens, as tolices, as alegrias, os sustos mantém-se! Venham daí… este blog está de volta!

Voltei da Índia. Casei-me. Comecei a trabalhar no hospital, e é nisto que quero remexer, em Janeiro deste ano comecei a trabalhar!! O meu primeiro emprego a sério! O meu primeiro ordenado! O meu primeiro cartão a dizer – “médica” (bom, também dizia interna do ano comum… mas não faz mal!)! Foram 6 anos à espera desta meta, 6 anos de épocas de exames, 6 anos a querer desistir a achar que nunca vou conseguir, a pensar que o curso é interminável, mas não… lá estava eu sentadinha na reunião de apresentação ao pé dos outros IAC´s (vulgo, sigla pouco carinhosa para interno do ano comum – médico aprendiz, espécie de médico, projeto de médico…já perceberam a ideia!). E a aventura começou pela pediatria! Confesso que no início o choque cultural doeu! A Índia ainda pairava nos meus sentidos! E os meninos aqui têm tanta sorte… vão tantas vezes ao médico, mesmo quando não é preciso… mesmo quando se entalaram na porta do carro há 30 minutos atrás e o dedo está só um bocadinho vermelho e já não dói, mas a mamã trouxe à urgência só para ver se está tudo bem! Que mãe preocupada, que criança sortuda… que mundo desigual… (silêncio!).
Da pediatria fui para a infeciologia (estágio opcional), de camas cheias de bonecos e paredes com árvores e passarinhos e onde cheira sempre bem (mesmo apesar das fraldas), passei para uma enfermaria cheia de gente doente, mas doente a sério, histórias de toxicodependência, prostituição, comportamentos de risco, maridos de risco (para bom leitor, meia frase basta!), doenças de e com risco… e foi nesta confusão de doenças e de microrganismos que me lembrei que gosto mesmo do hospital! É difícil de explicar, é claro que não gosto que as pessoas sofram e que estejam doentes, mas gosto de estar na enfermaria, gosto de contribuir, e confesso que agora já sei mais qualquer coisa sobre isto, e de vez em quando, sabe bem ter alguma segurança nos conhecimentos adquiridos com tanto choro e ranger de dentes! E lá estava eu, a fazer um estágio de infeciologia, uma especialidade cheia de estilo (!), vi muita tuberculose, muita SIDA, muita meningite, e por vezes isto tudo num só doente. E todos os dias havia qualquer coisa ali que me fazia lembrar o Desafio Jovem (para quem não conhece, é uma comunidade terapêutica para toxicodependentes e alcoólicos, que já faz parte da minha há mesmo muito tempo), e em Janeiro também comecei a ajudar como médica nesta comunidade – “o meu consultório”! E, como podem imaginar, os meus doentes do consultório tinham muitas das doenças que vi na enfermaria, mas estavam estáveis, lavadinhos, gordinhos, com a vida orientada ou pelo menos em processo.
Por outro lado, na enfermaria os doentes estavam para lá… sem visitas, sem ninguém de fora preocupado com eles, ali não se fala de amor, ali não há aconselhamentos, ali há antibióticos e radiografias, não há orações, não há abraços… os doentes do consultório têm realmente mais sorte, o problema é que, às vezes, eles nem dão conta (um dia falamos sobre isto!).
As memórias não acabaram aqui, a Índia veio à baila e depois a Guiné (ai Guiné, Guiné)… a quantidade de doenças que vi lá e a quantidade de soluções que tenho cá… oh frustração de estimação que guardo no bolso sempre que me sobes ao coração! Vou continuar a guardar, e a aguardar… e enquanto espero, vou aprender a ser médica e a ser pessoa. Vou continuar a luta contra um coração míope, batalha antiga e intermitente, às vezes intensa e às vezes adormecida e lânguida. E nos entretantos espero ver-vos por aqui, não como assistentes, mas como participantes… as aventuras a solo só são giras no cinema, a vida real pede companhia, pede comunhão e confusão(?), mas sempre com o objetivo de viver uma vida com significado, com sentido, com …(respondam vocês!).

Este blog voltou com histórias de 2012 para que as aprendizagens não caiam no saco roto do calendário, mas para que a partilha as multiplique!
Leitor imaginário, a próxima história vem do centro de saúde… ou do “consultório”… logo se vê…
Um abraço a quem passar por aqui e para ti, querido leitor imaginário, um obrigada por teres esperado um ano pela aventura que te trago hoje.

Comentários

  1. Que bom teres voltado! De quando em quando passava por aqui para ver se tinhas partilhado mais alguma dessas experiencias da tua peregrinacao. Vejo que estas realmente a "aprender a ser medica e a ser pessoa". Continua ... creio mesmo que isso levara outros a sentirem tambem o desejo de "aprender a ser ..."

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deu tudo certo!

A mala está semi-feita, faltam as coisas pequenas, falta fechar, despachar e partir. É bom partir para casa, mas é difícil fechar este ciclo. Atrás de mim ficam as histórias, as pessoas com quem aprendi a ser bem mais que médica, ficam as coisas que só poderia ter vivido num país virado para o sol e para os sorrisos abertos. Elas ficam e vêm comigo no coração, porque a mala já tem excesso de peso, trago o que sou agora e que não era há três meses atrás.  Aliás, essa é a beleza desta experiência, vou provavelmente esquecer-me dos critérios do síndrome hemofagocítico, mas dificilmente da médica que deu chocolate e coca-cola à menina que tinha uma sonda naso-gástrica, dos meninos da enfermaria, dos adolescentes da consulta, isto tudo vai comigo e irá para onde eu for! Escrevo isto com o peito apertado, aquele desconforto na garganta, um incómodo que não sei explicar, no fundo estou ansiosa de chegar e a rebentar de saudades e ao mesmo tempo triste por deixar isto tudo para trás.

A aventura continua… por terras indianas

Os primeiros dias foram cheios de adaptações umas mais dolorosas do que outras,mas todas cheias de um encanto que não estava à espera de encontrar… um dia destes explico-vos isto melhor! Começámos por perceber como é que o centro funciona, que actividades é que existem, quem é que é o responsável pelos vários departamentos e depois veio a pergunta essencial: “Então, onde é que podemos ajudar?” e a resposta veio rápida e certeira e num instante transformou- se em várias actividades e responsabilidades, afinal não viemos passear… Graças a Deus! O André ficou com os rapazes que estão no programa de recuperação da toxicodependência, vai estar perto deles, vai aconselhá-los, e vai ensinar-lhes algumas competências pessoais e sociais usando princípios bíblicos (as famosas aulas do Desafio Jovem). Ah, e acrescentar a isto, ele também anda a pensar em construir um forno, para que se possa fazer pão aqui no centro e assim poupar dinheiro. Eu, por outro lado, não fiquei com nenhuma área específi

Quando falta o relógio…

Leitor imaginário, hoje a propósito do dia Mundial do VIH/SIDA resolvi interromper o silêncio a que nos habituei nos últimos meses e volto aqui, às nossas conversas, às histórias, às desconstruções… à jornada. Trago-te um texto que escrevi algures em Agosto, depois engavetei-o e ali ficou, hoje achei que devia soprar-lhe o cotão e deixar-me de peneiras literárias, então aqui o tens recortado e colado com um desabafo de hoje, mais uns pozinhos dos últimos meses e umas memórias antigas que ainda ardem. Há muito para dizer sobre a epidemia do VIH/SIDA, é uma história de grandes avanços científicos, recheada de vitórias impensáveis a outras gerações, uma caminhada de sucessos. Porém nos entretantos, houve muitos que foram ficando para trás, conheci uns quantos e trago alguns marcados para sempre na memória. Ela tinha 28 anos (a mesma idade que eu naquela altura) quando chegou à enfermaria já vinha condenada pelo linfoma e a SIDA que trazia, fizemos-lhe o diagnóstico e, infelizmente, nã